Você sabe o que é Plano de Desenvolvimento Individual do aluno?
Chamado também de PDI ele é um documento indispensável, obrigatório para o acompanhamento do planejamento pedagógico e desenvolvimento educacional do aluno.
Como regra, o PDI deve ser elaborado desde o primeiro dia de aula do aluno para que todo o desenvolvimento e avanço ao longo do ano escolar possa ser registrado, acompanhado e avaliado.
Esse registro é importante porque é possível detectar o desenvolvimento do aluno em relação a si mesmo, comparando o que ele sabia quando chegou e o que sabe depois que o desenvolvimento individual passou a acontecer.
É através do Plano de Desenvolvimento Individual do aluno que o professor comprova que seu aluno com necessidades educacionais especiais consolidou as competências que foram traçadas para ele no decorrer de seu processo educativo, conferindo assim, o direito de um percurso escolar de qualidade e a progressão continuada dos estudos, até alcançar os níveis mais elevados de ensino.
O Plano de Desenvolvimento do aluno também permite a análise daquilo que não foi alcançado para que novas atividades e estratégias de ensino sejam traçadas para que o aluno vença suas dificuldades escolares.
E porque o PDI é tão importante?
Por que nele que são registradas todas as barreiras rompidas, as dificuldades identificadas e as propostas para o desenvolvimento e aprendizagem em cada uma delas. É por isso, que o desenvolvimento de um PDI de qualidade pressupõe um exercício contínuo de planejamento.
Por isso, é importante que ele seja elaborado com cuidado e responsabilidade, pois é ele que vai conduzir os avanços na carreira educacional do aluno.
Compreender o que é Plano de Desenvolvimento Individual do aluno faz toda a diferença num atendimento educacional especializado, já que a sua execução favorece o avanço do aluno em suas habilidades e desperta o potencial.
É necessário comprometimento ao elaborar o PDI

- Foto do Climate KIC no Unsplash
Trabalhar com a inclusão escolar é um trabalho que exige muita dedicação, comprometimento e formação continuada pois, muitas vezes, o aluno demanda um tempo muito superior de aprendizado que outro aluno sem deficiência e esse é um avanço que muitas vezes só é identificado pelo professor que acompanha o aluno mais de perto.
Isso justifica a necessidade de um PDI muito bem fundamentado já que qualquer um que acessar o documento será capaz de acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento que foi proposto.
É importante destacar ainda a importância do olhar respeitoso tanto para o aluno como para o professor que acompanha o aluno deficiente. Apesar de ser um trabalho extremamente gratificante, é também cansativo, demanda planejamento contínuo e paciência para acompanhar o desenvolvimento que acontece num ritmo diferente dos demais.
Por isso, priorize sempre a elaboração do PDI desde o início da vida escolar do aluno. E se você deseja buscar um norte maior, adquira o eBook: “Guia Para Elaborar o PDI”.
Nele preparamos um roteiro com os principais passos, com dicas práticas e funcionais que vão te orientar, de uma forma rápida e prática, no processo de planejamento do atendimento educacional especializado.
por Ana Paula Patente
