O CURRÍCULO ESCOLAR NA INCLUSÃO

Muitas pessoas me perguntam a respeito do currículo do aluno com necessidades especiais e sempre dou a mesma resposta: O currículo é o mesmo para todos os alunos independente de ter deficiência ou não, e eu explico o motivo:

O currículo não pode varia em função da deficiência do aluno, o que muda na verdade é a metodologia, a forma de abordar o conteúdo e de elaborar as avaliações. O processo educacional de aprendizado acontece em função do progresso de cada aluno individualmente.

Um aluno que apresenta uma deficiência, transtornos ou condutas típicas tem acesso garantido ao mesmo conteúdo contido na proposta curricular que os demais alunos da escola tem, porém se são ofertadas atividades e avaliações no modelo tradicional e sem adaptações o aluno certamente alcançará o fracasso.

O que é importante lembrar é que cada aluno, cada criança, com deficiência ou sem deficiência, é única. Ainda que haja alunos com o mesmo tipo de deficiência eles podem requerer diferentes adaptações de recursos didáticos e metodológicos para o ensino-aprendizagem e integração escolar. As deficiências e doenças se manifestam em graus diferentes, mesmo que os alunos tenham o mesmo diagnóstico médico.

O fato é que a escola é um lugar privilegiado de aprendizado e por isso o curriculo deve favorecer esse processo de modo que cada criança avance individualmente em suas potencialidades, até alcançar maturidade no desenvolvimento que lhe foi proposto.

Texto escrito por: Ana Paula Patente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *