SURDEZ – DEFICIENTE AUDITIVA PARTICIPA DO MISS BRASIL

Com um sorriso estonteante no rosto, Vanessa Vidal esbanjou Carisma e simpatia tanto no Miss Ceará como no Miss Brasil, arrancando aplausos e quebrando tabus por onde passa. Hoje a modelo é referência na luta pela inclusão social de todos os deficientes, pois Vanessa foi a primeira deficiente auditiva a participar do Miss Brasil em 54 anos de existência do concurso.

Desde o título Vanessa não para. São desfiles, entrevistas para jornais, revistas e TVs, além de palestras e seminários contando sobre suas conquistas e superações. “Com a minha vitória a cultura surda pôde ser apresentada para todos. Tenho certeza que minha missão como Miss foi comprida. Me sinto emocionada em passar a faixa, e espero que a Miss Ceará 2009 represente nosso Estado tão bem como eu representei”, afirma Vanessa Vidal.

capa-livro-vanessa-vidalVanessa lança sua autobiografia com o título “A VERDADEIRA BELEZA”, um livro que conta toda sua trajetória de vida, de luta, de garra e superação, desafiando seus limites, mostrando ao povo brasileiro que a falta de um dos sentidos, no caso a audição, nunca à impediu de realizar todos os seus sonhos.

“O que mais me doía, hoje sei, era essa falha na comunicação, a distância entre significantes e significados. na falta de um tradutor para minhas emoções, sentimentos e desejos, haja palmadas, reprimendas, castigo.” (p.37)

De acordo com o blog do Paulo Henrique libras: “Vanessa representa a capacidade do ser humano de reagir e seguir em frente.No ano de 2010 foi candidata a Deputada Estadual no Ceará pelo PV, atingiu aproximadamente 6250 votos. Segundo o Historiador cearense Gustavo Braga, “Sua campanha foi repleta de carisma e admiração pelo povo cearense.” Carisma e Admiração, foram as palavras corretas para descrevê-la. Ela esteve em nossa cidade, e deixou o povo boquiabertos pela sua beleza e simpatia. Vanessa vidal durante sua trajetória de vida, alcançou várias premiações, dentre elas o segundo lugar no Miss Brasil, mas cá pra nós, eu assistir, ela era a mais bonita, devia ter ganhado, será que não houve preconceito? Quem sabe. O que nós sabemos é que Vanessa Vidal continua na sua luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em toda parte em que estiver, com certeza ela vai enfrentar e vencer os desafios…”

Fontes: Blog do Paulo Henrique libras e site da Vanessa Vidal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *